terça-feira, 5 de junho de 2012

10 brincadeiras para se divertir com seu filho!

Polícia e ladrão

Mesclando esconde-esconde com pega-pega, polícia e ladrão é um ótimo jeito de tirar os filhos de casa nas férias. A brincadeira pode ser feita com pessoas de diferentes idades e a qualquer hora. Não há quem não goste!

Mãe da Rua

Na brincadeira desenvolve-se equilíbrio e rapidez, fugindo do pegador com uma perna só ao tentar atravessar até o outro lado da rua. Se pega, a criança ajuda o pegador a capturar os outros, ganha o último a ser pego.

Caça ao tesouro

Organizar uma busca por um tesouro que valha a pena (guloseimas podem ser ótimas pedidas!) dentro de casa, ou no quintal do prédio estimula a criança a pensar e é ótimo entretenimento para as férias. Com pistas inteligentes e lógicas, a brincadeira desenvolve o raciocínio sem que pensar torne-se uma tarefa chata

Pique bandeira

Se a turma estiver completa, vale a pena organizar um pique bandeira, jogo que não exige nada mais que delimitar o espaço de cada time e um pedaço de pano. Além de fazer a criançada se movimentar, a brincadeira cria uma disputa saudável que envolve muita correria e estratégia.

Cabra-cega

Em um pátio ou um ambiente sem obstáculos, pode-se brincar de cabra-cega. Enquanto quem está vendado aprimora a audição, os outros se espalham em volta do pegador, que por meio da voz tenta encontrá-los

Barra-manteiga

Com apenas quatro pessoas, a brincadeira já pode acontecer. Duas linhas paralelas distantes marcam o limite do território de cada time. Quando um integrante de um grupo bater na palma da mão de cada um recitando “Barra-manteiga / Na fuça da nega / Minha mãe / Mandou bater / Nesta daqui / Um, dois, três”, todos devem ficar atentos e o último que for tocado sair correndo para tentar pegar o adversário. O jogo faz todos correrem bastante e trabalha o conceito de equipe

Corrida de saco

Também chamada de corrida de canguru, ganha quem chegar mais rápido com os sacos nas pernas. É uma ótima ideia para reunir os amigos e faz todos se exercitarem bastante.

Amarelinha

Não é preciso muito pra brincar de amarelinha: um pedaço de giz ou carvão para riscar o chão e uma pedrinha dão conta do recado. Basta desenhar casinhas numeradas no piso – algumas simples e outras duplas - e um ponto de chegada, o “Céu”. Pra brincar, a criança deve jogar a pedrinha em um dos quadrantes, que não poderá ser pisado, e ir pulando de casa em casa com uma perna só – a não ser nas casinhas duplas – até chegar no “Céu”. Excelente pra treinar o equilíbrio.

Pega-Pega

Ideal para quando a turma for grande. É escolhido um pegador – ou até mais, dependendo do número de crianças - que deve correr atrás dos outros colegas. Quem for pego se junta ao pegador e corre atrás de quem ainda não foi pego. Ganha o último que for capturado. Além de divertido, é um bom exercício físico

Pular corda

Uma corda e uma criança já é o suficiente pra brincadeira acontecer. Mas quanto mais gente, mais interessante. Além de um bom exercício físico é bom para treinar ritmo e equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário